quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PREJUDICIAL PARA A DEMOCRACIA É TER ELEITOS QUE NÃO ZELAM PELOS INTERESSES DO SEU POVO!




A pedido de várias famílias, resolvi dar umas pinceladas aqui no Blogue, e também porque o barbeiro "anónimo" continua a assobiar para o lado e a fingir que os problemas que por ai andam não são com ele, com a Câmara e com o seu partido socialista.

Vem a prosa a propósito do que é prejudicial para a democracia e mesmo os mais desatentos que por aqui andam não podem deixar de notar e sentir o desencanto que se sente e respira nas ruas do nosso Concelho.

O povo de Viana do Alentejo acreditou mesmo nas coisas que o PS e a sua lista autárquica foram afirmando ao logo de quase dois anos em que estiveram em campanha eleitoral e as suas expectativas foram sendo cada vez mais elevadas pelas respostas às perguntas que iam fazendo: sim nós fazemos; sim nós resolvemos; sim quando ganharmos isso fica tudo resolvido.
As pessoas acreditaram.

E agora?
Agora, basta olhar.
O desemprego é menor hoje do que era no passado? Não
A qualidade de vida das pessoas é melhor? Não
Os jovens têm politicas ativas para a sua fixação? Não
O acesso aos cuidados de saúde é melhor do que no passado? Não
E por ai fora. Podia fazer mais umas dezenas de perguntas e a resposta seria sempre a mesma : NÃO!

Nada é mais prejudicial para a democracia do que ter eleitos que durante a campanha eleitoral dizem que sim a tudo, mesmo sabendo que depois na prática terão que dizer que não.
Sente-se a frustração nas ruas das nossas terras, independentemente das idades das pessoas com que falamos.
Sente-se a frustração dos trabalhadores da Câmara pelos incumprimentos do que lhes foi prometido pelo partido socialista e pelos eleitos na Câmara.  Disseram e desdisseram e obviamente no fim a culpa é sempre dos outros.
Nada é mais prejudicial para a democracia do que esta cultura de paninhos quentes em que a Câmara protege o Governo e o Governo protege a Câmara para que as pessoas não percebem que, cada um ao seu nível, ambos são responsáveis pelas políticas de meias tintas com que estão a governar o nosso Concelho.

Venho para 2012 com a noção que apenas a denúncia e a luta poderão minimizar todos os malefícios que nos estão a impor, quer ao nível central quer ao nível local.
Vou tentar ser mais participativo, quer nos fóruns onde pertenço quer neste espaço da blogosfera.
Sei que os "anónimos" já se estão a perfilar para me virem morder as canelas e que lhes vou fazer um favor ao colocar-me a jeito, mas estas coisas são assim mesmo. Seria com muito mais prazer se resolvessem dar a cara, se a tivessem, mas como gosto muito deles mesmo assim, tenho que fazer-lhes esse favor.

Um bom ano para todos, de luta, que isto não vai lá com meias tintas.

14 comentários:

  1. Se me permites a opinião, acho que tens sido muito brando com o executivo da câmara. Tens conhecimento e tens matéria para os descascar, não deixes que as amizades pessoais te impeçam de o fazer.
    Fica apenas a opinião de quem anda na rua todos os dias, sente na pele as dificuldades e sabe que do Presidente e dos vereadores do ps nunca vai sair nada de bom.
    Bem vindo para a luta, temos sentido a tua falta.

    ResponderEliminar
  2. Já agora pode dizer que até nas ajudas aos mais precisados estão a fazer descriminação e politiquices os meus pais pediram ajuda e estão a espera e os pais do presidente da assembleia municipal foram ajudados mesmo sem a casa ser deles e os donos da casa não querem as obras feitas.
    Podem-se fazer as obras contra a vontade dos donos das casas? Isto é legal?

    ResponderEliminar
  3. Mandei um comentário para a barbearia mas como é obvio a censura dominante não o deixou ver a luz do dia, sabe-se lá porquê.
    Era mais ou menos isto:

    Se o ex lider da parvonia era o estevão o actual lider da parvónia é o Bengalinha o axpirante a lider da parvónia é o João, aquele rapazola que vendia frangos e agora vende gasoleo e outras coisas mais.Parece que o PS anda dividido e que beijinhos gusmões, gabrielas e outros passarões já manifestaram o seu apoio ao rapazola e dizem do actual lider da parvónia bengalinha tudo o que se pode dizer. Uma das coisas que dizem é que o bengalinha foi a pior coisa que podia ter acontecido ao partido socialista e que se não fosse o socialistissimo com o cartão de militante ainda a pingar tinta vereador das alcaçovas mais o omnipresente chefe de gabinete pacheco empregado da empresa da mana sabe-se la como, as coisas ainda seriam piores.
    Parece que para os lados da zona industrial de viana os animos andam quentinhos e o grande lider supremo da parvonia actual bengalinha há muito que deixou de ser lider, quanto mais querido.
    Moral da historia, o partido socialista para que não se fale das suas reais questiunculas internas que estão muito longe de ser resolvidas, resolve falar do que não sabe. Mesmo que invente não faz mal, é o normal.

    Estas e outras coisas é a minha comadre Efigénia que me tem contado, a mulher é mesmo bem informada.
    Se soubessem o que ela me tem dito do estaleiro, do apoio do bengalinha, do empregado da mana, das empresas dos amigos, das obras em cima do joelho que ninguem entende, dos concursos de telefonistas e outros, da falta de rumo da casa, da guerra para saber quem são os chefes de divisão que vão cair...
    Um dia destes vou começar a contar

    ResponderEliminar
  4. Eu fui presenteado pelo boletim municipal no passado fim de semana, foi a animação da passagem do ano. Páginas duplicadas, noticias que são as mesmas há 2 anos, uma lista de obras que não sabem se farao ou não e uma ladainha de meter dó do presidente da camara. Coitadito do rapaz não estava a contar com dificuldades. Atão mas ele não tinha a solução pra tudo? não era o que prometia? A gente riu-se, esta equipa é comica são o Herman José, o Marco Horácio e o Bruno Nogueira, como cabecilha têm o Pinto da Costa cá do burgo. Grande quadrilha agora adivinhem quem é quem a gente riu-se deles e dos que votaram neles.

    ResponderEliminar
  5. Senhor dos Anéis05 janeiro, 2012 21:59

    Sente-se o descontentamento? não só se sente como se ouve em cada rua, cada esquina, cada café. Mas eles não ouvem não saem dos gabinetes e quando saem tem aquele postura de rei na barriga misturada com arrogancia e uns pozinhos de prepotencia que não os deixa ver, ouvir e nem falar (como os macacos da imagem). Ingénuos e parolos os que acreditaram.

    ResponderEliminar
  6. e isto só não está pior,graças ao bengas que pagou aos funcionarios todos tudo o que dizia que os outros lhe deviam. com os retroativos e tudo. olha se ele não tem reposicionado os funcionarios nas carreiras, am? ainda pior era. da parte da minha familia obrigado senhor presidente galinha, com o aumento já fomos de ferias, passámos a passagem de ano em grande e comprei um carro ao meu filho que trabalha fora. obrigado uma vez mais.

    ResponderEliminar
  7. O barbeiro anónimo (faz de conta) só deixa passar os elogios. O actual presidente da Parvónia desnomeava-o logo se ele falasse mal do seu (inexistente) trabalho.

    ResponderEliminar
  8. A falta de transparencia de muitos processos da camara um dia destes vai dar que falar, contou-me a comadre Carlota, que nem é pessoa disso. Eu acredito sabes? tanta trafulhice tem que dar que falar

    ResponderEliminar
  9. Pelo que contas e os teus comentadores dizem, faz-me lembrar um amigo meu de Alcáçovas, que costumava dizer: "vale mais acreditar do que ir lá ver"...
    Um forte abraço
    João

    ResponderEliminar
  10. Quero dizer-lhe que não o apoiei a si nas eleições porque achei que estava lá há muito tempo, eu nunca conheci ninguem na cãmara sem ser você. Hoje estou arrependido. A falta de apoio para os jovens é gritante.Limitam-se a dar dinheiro a um grupo de musica que até tem amigos meus mas isso não me impede de ver que é uma vergonha o vnt do paulinho sempre o mesmo paulinho que antes não era bom em nada e agora de repente ficou bom em tudo. O festival jovem foi uma vergonha e aqueles 3 amigos dos motards é que comem tudo mais ninguem. Para quem tem 21 anos e teima em residir em viana digam-me lá o que devo fazer á noite e ao fim de semana. Mamar jolas nos bares? Não há mais nada para fazer. Nada!
    Eu andei de t-shirt verde! Que grande desilusão. Já nem posso ouvir a minha mâe a dizer eu bem te avisei!
    Fui bem enganado, com esta gente nunca mais.

    ResponderEliminar
  11. Sempre me questionei porque seria que os que foram sempre do ps (eu nunca fui) como a Gabriela ou o António Beijinho não eram vistos nem achados em nada e porque seria que o Gusmão se demitiu da Assembleia logo no inicio do mandato. Se calhar o matraquilho tem mesmo razão, vou aproveitar os tempos da praça para ouvir melhor e depois conto.
    Parece que estás a entrar bem em 2102, bem vindo.

    ResponderEliminar
  12. O barbeiro anda louco não? é preciso descaramento para ter um post a falar das nomeações do PSD desde que é governo. Será que ele se esqueceu que o Bengalinha se apresentou já com as pessoas que ia nomear? será que o homem não sabe as muitas avenças feitas a amigos? e os concursos adjudicados aoutros tantos amigos. E o Pacheco que mama a reforma e factura á camara em nome da irmã? Ó homem vocemece devia estar calado que as telhas de vidro nem uma está intacta.

    ResponderEliminar
  13. Os funcionários da camara estão todos a viver dos rendimentos desde que receberam o dinheiro que o Bengalinha prometeu. Reuniu os trabalhadores disse que ia pagar a Drª deu a sua palavra de honra e afinal até hoje ninguem viu o dinheiro. Bengalinha és uma vergonha!

    ResponderEliminar
  14. Boa Noite, vergonhoso é ver o que aqui é publicado, uma vez que o senhor melhor que ninguém sabe o que se passa. Mas claro prefere por tudo a arder, por se bem me lembro foi o senhor que teve muito. E a ti que tens 21 anos e sabes onde ir á noite isso tb deve ser culpa do presidente da camara, por os jovens de hoje é que estragaram as boas casa que cá haviam.
    Boa noite.

    ResponderEliminar